Neste episódio, recebemos o professor Francisco Carlos Teixeira da Silva, que é uma importante referência em História Contemporânea e Militar para um bate-papo sobre o atual momento em que vivemos em tempos de pandemia.
Atualmente, Francisco Carlos é professor titular da Universidade Federal de Juiz de Fora. Recentemente foi publicado um texto de sua autoria na coletânea “Os militares e a crise brasileira” pela editora paulista Alameda, organizado pelo professor João Roberto Martins Filho. Também foi lançada a obra de sua autoria: “O concerto das nações: conservadores, reacionários e fascistas (1833-1945)”, pela editora Autografia, aliás, “este livro é considerado o mais importante estudo já realizado em língua portuguesa sobre a obra de Leopold von Ranke e as origens do conservadorismo político contemporâneo, como primado do que viria a ser o agir fascista. Aqui o leitor entenderá que o fascismo é um problema que está na natureza da história do tempo presente”.
Outras sugestões de leitura do professor sobre que vem a ser a “history of ordinary people”, neste episódio, são:
1. Browning, Christopher. “Ordinary Men. Reserve Police Battalion 101 and the final solution in Poland”. Nova York: HarperCollins Publishers, 1998.
2. Gellately, Robert. “Hitler’s true belivers”. Oxford: University Press, 2020.