Episódio 40: Os múltiplos caminhos de atuação do profissional de História

Episódio 40: Os múltiplos caminhos de atuação do profissional de História

Chegamos ao 40o. quadragésimo episódio do Podcast, então, vamos falar sobre História. Para conversar conosco sobre este assunto especial, trazemos a professora Andréa Casa Nova Maia do IH/UFRJ, que revelou um pouco sobre a sua trajetória acadêmica e  como surgiram as escolhas de temas de pesquisa, enfim, o que aponta para a multiplicidade de caminhos de atuação do profissional da História: História Oral, História da Arte, História da Imprensa, História Pública, etc.

Afinal qual é o trabalho do historiador, o que consiste? Como academia pode ajudar na transformação da nossa sociedade para um ambiente mais igualitário, justo e democrático? São tantas as questões levantadas. Afinal, a História não consiste numa enumeração aleatória ou cronológica de datas, de efemérides, de acontecimentos, tampouco diz respeito à história dos Estados ou de grandes personagens. Pelo contrário, a história é feita por todos nós, todos que vivemos em sociedade, todos que somos anônimos, todos temos um história e temos um lugar de fala.

Vale acrescentar que Andréa é graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre na mesma Universidade e doutora também em História pela Universidade Federal Fluminense a UFF, possui estágio pós-doutoral pela UFMG. É professora de História do Brasil Republicano e História da Arte. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: história oral, história cultural, história das cidades, história do brasil contemporâneo e história da arte. Foi eleita recentemente Presidente da Associação Brasileira de História Oral (Gestão 2020-2022) e foi vice-presidente da Associação Internacional de História Oral (IOHA) entre 2014-2016. Pesquisadora Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (2014-2016).

Entre os livros publicados, podemos destacar: “Walmir dos Santos, o sambista operário: história de uma mina de ouro no tempo de Vargas (2019)”;  “Lições do Tempo: Temas em história e historiografia” (2016); “Russos em revista: a Revolução Russa nas revistas ilustradas” (2018) e “História Oral e Direto à cidade” (2019).

Confira!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*