Neste novo episódio, conversamos com Angela Fileno da Silva sobre a circularidade das dinâmicas sociais e das culturas que envolvia o comércio transatlântico dos escravos. Mas há de se destacar nesse contexto o retorno também de ex-escravos e de libertos para África, era um fluxo contínuo que ligava a Bahia à Costa da Mina – Litoral da África Ocidental, um sistema escravista que deixou marcas profundas na história do Brasil.
Angela possui graduação em História pela Universidade de São Paulo e uma segunda graduação em Turismo pelo Centro Universitário Unibero, é mestre e doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. Atualmente desenvolve pesquisa acadêmica sobre os seguintes temas: patrimônio cultural, brasileiros em Lagos, Lagos (Nigéria), viajantes britânicos e história de São Paulo, além de ter sido docente na Universidade Guarulhos. Atualmente ela é pesquisadora do Instituto Çarê, que é um braço do Instituto Acaia, uma instituição sem fins lucrativos, dedicada a educação.
É autora do livro “Amanhã é dia Santo: Circularidades Atlânticas e a Comunidade Brasileira na Costa da Mina”, o tema da nossa conversa, então confira.