Episódio 13: Direito à cidade e memória – Mário Brum & Guimarães Campos

Episódio 13: Direito à cidade e memória – Mário Brum & Guimarães Campos

Seja bem-vinda, seja bem-vindo ao Sarau da Casa Azul Podcast. Neste novo episódio, o bate-papo foi com o historiador Mário Brum e com o escritor e poeta Guimarães Campos. Mário Brum vem desenvolvendo pesquisas sobre temas urbanos. Um desses estudos é a obra “Cidade Alta: história, memória e estigma de favela num conjunto habitacional” publicada em 2012. Por sua vez, Guimarães Campos nasceu e viveu no Parque Proletário da Gávea, ao lado da PUC-Rio, na zona sul, até ser removido com sua família para Cidade Alta, um conjunto habitacional localizado em Cordovil, na zona norte do Rio de Janeiro.

O episódio está bem interessante. Se por um lado, Mário Brum, seguindo o ofício do historiador nos apresenta a sua análise sobre o tema, a partir das entrevistas com moradores e o levantamento de uma ampla documentação essencial para compreender a política de remoção urbana na cidade. Por outro lado, Guimarães Campos revela suas recordações sobre morar e ser removido da Gávea, bem como essa mudança para um lugar tão distante alterou de forma significativa a sua trajetória de vida e as suas escolhas pessoais. Confira! Esperamos você no próximo episódio. Até breve!

Luciene Pereira Carris Cardoso é mestre e doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Política da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Realizou estágios pós-doutorais no Laboratório de Geografia Política, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (2013) e no departamento de História da PUC-Rio (2019). É uma das idealizadoras do Canal Entreconexões no Youtube e do Sarau da Casa Azul Podcast.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*