Faço parte de um seleto de grupo de mulheres escritoras e a sororidade é o nosso propósito!
São escritoras de gêneros diversos: ficção, romance, poesia, pesquisas acadêmicas…enfim.
Então, como está chegando o dia 08 de março, o dia da mulher, nada mais natural do que indicar um livro da querida Francine Cruz como presente!
O livro “A obra poética de Ana Cristina Cesar: ressignificação do biografismo” analisa “como Ana Cristina Cesar ressignifica o biografismo e qual a interferência disso em sua poética, partindo dos conceitos de personalização, biografismo, despersonalização e desconstrução até a análise de alguns poemas da autora.”
“O biografismo tem sido um problema nos estudos literários, uma vez que a crítica literária tende, muitas vezes, a relacionar a biografia do autor com sua obra. Tal relação pode ocasionar interpretações equivocadas ou superficiais, desconsiderando a literariedade e o trabalho estético da obra.”
“Questionando essa tendência, Ana Cristina Cesar, poeta cuja obra geralmente é definida como uma fusão de vida e poesia, reconhece sua obra como biográfica, porém, em seu trabalho estético e literário isso se dá através de uma ressignificação poética do biografismo.”
Quer saber mais sobre a autora?
Francine Cruz é licenciada em Letras Português/Inglês (UTFPR, 2016), mestre em Educação (UFPR, 2020) e doutoranda em Educação (UFPR). É professora e autora, entre outros, dos livros Amor, Maybe (Ícone Editora, 2011) e A Casa dos Dois Amores (AudioLivro, 2014). Em 2012 recebeu o prêmio “Agente Jovem de Cultura” do Ministério da Cultura. Criadora e apresentadora do Canal Senhora Literatura, integrante dos coletivos feministas Marianas e Vozes Escarlate.
Instagram: @francinecruzescritora
O livro está disponível na Amazon e no site da UICLAP!
#dicadepresente #biografismo #livros #mulheresescritoras #francinecruzescritora
2 Comentários
Grata pelo carinho!
- Autor
Uma obra que merece ser divulgada! parabéns!