Refletir sobre as Relações Internacionais já era uma atividade academicamente necessária desde a criação em 1859 da Chichele Chair of International Law and Diplomacy na Universidade de Oxford, e posteriormente, mais precisamente sessenta anos depois, com a criação de um departamento de Política Internacional no País de Gales, sob os auspícios do grande historiador e diplomata Edward Hallet Carr. O ano era 1919, quando o mundo enfrentava a pandemia de Influenza, mundialmente conhecida como a gripe espanhola, eclodida no ano anterior. Além disso, o sistema internacional passava por um ponto de inflexão na medida em que velhos impérios eclodiam e novas potências assumiam o protagonismo da cena internacional, sob os escombros da Grande Guerra.
Exatamente cem anos depois, no dia 31 de dezembro de 2019, a Organização Mundial de Saúde recebia um relatório acerca de uma pneumonia viral que se espalhava rapidamente pela província de Hubei, tendo como epicentro a cidade de Wuhan, na China. Jamais imaginaríamos que aquele seria o primeiro episódio de um desencadeamento de fatos que impactariam o mundo inteiro, com uma nova pandemia hoje mundialmente conhecida como a de COVID-19.
A obra Relações Internacionais em um Mundo Pós-Pandemia: Permanências e Descontinuidades, organizada pelos professores André Sena e Luciene Carris, reúne uma plêiade de autores de algumas partes do mundo, com o objetivo de apresentar suas reflexões sobre o sistema internacional e suas diversas facetas no âmbito deste imenso desafio. Segurança Internacional, Defesa e Direito Internacional, Comércio Exterior, Política Externa e Relações de Gênero são alguns dentre outros temas presentes neste livro, brindando o leitor com a oportunidade de compreender a transição que sofre nosso mundo na direção de um “futuro pós-pandêmico”, onde a expectativa de um “novo normal” habita diariamente nossos cotidianos.
Com o prefácio de Williams Gonçalves e capítulos de autoria de Alexandre Belmonte, Ana Carolina Eiras Coelho Soares, Antonio Marcelo Jackson F. da Silva, Armel Sambo, Bernardo Kocher, Claude Bekombo Jabea, Elizeu Santiago T. de Sousa, Emílio Augusto de Santana Ferreira, Francisco Carlos Teixeira da Silva, Gabriel Segalis, Gleyse Peiter, Janiffer T. Gusso Zarpelon, José Antonio Hoyuela Jayo, José Medeiros da Silva, Karla Gobo, Maria Mello de Malta, Patrícia de Oliveira Matos, Paulo Mahumane, Rodrigo Gallo, Sandro Teixeira Moita e Verônica Moreira S. Pires.
Para adquirir o livro clique aqui: Amazon!