As memórias do Horto através do documentário Recanto

As memórias do Horto através do documentário Recanto

O documentário Recanto apresenta a partir dos depoimentos de habitantes locais uma história sobre a questão fundiária da comunidade do Horto iniciada na década de 1980, um lugar que é localizado no bairro do Jardim Botânico na zona sul carioca. A narrativa revela as histórias de vida, de luta e de resistência de seus moradores e de suas famílias que habitam o lugar há muitos anos.

O vídeo foi produzido entre 2016 e 2017 pela historiadora Luciene Carris e gravado, montado e editado pelo videomaker Luis Felipe de Oliveira Mano. Além da participação importantíssima dos moradores, a produção contou com a colaboração dos advogados Rafael Mendonça e o saudoso procurador do Estado Miguel Baldez, falecido em 10 de junho de 2020, que se destacou na luta pelo direito à moradia, um ícone da advocacia popular.

Além desses especialistas, o documentário apresenta uma análise histórico-geográfica do lugar desenvolvida pelo historiador Antonio Edmilson Martins Rodrigues (UERJ/PUC-Rio) e pelo saudoso geógrafo Gilmar Mascarenhas (UERJ). Contou ainda com imagens cedidas gentilmente pelos moradores Pedro Paulo Marins Maciel e Nélia Vasconcelos, assim como a participação de Junior Lira na gravação das imagens do drone e com o apoio de som de Matheus Gogli.

O documentário de curta-metragem é um desdobramento da pesquisa sobre a história do bairro desenvolvida durante o estágio pós-doutoral realizado no âmbito do departamento de História da PUC-Rio e encontra-se disponível no Canal Entreconexões no Youtube. Abaixo, segue um teaser do filme.

 

2 Comentários

  1. Ana Luce Girão Soares de Lima 4 anos atrás

    Oi, Luciene
    Fiquei muito intetessada no seu trabalho. Sou moradora do bairro e historiadora. Sempre tive muita curiosidade sobre a origem proletária do bairro do Horto e do Jardim Botânico em geral, mas nunca me aprofundei neste tema, pois minha trajetória me levou a outros campos da história. Mas agora terei mais tempo para conhecer e explorar este tema.

    • Autor
      Luciene Carris 4 anos atrás

      Olá Ana, fico muito contente com a sua mensagem. Em breve, sairá o meu livro sobre parte dessa história do nosso bairro entre o final dos Oitocentos até meados do século XX pela editora Telha, é o resultado do meu estágio pós-doutoral. Também desenvolvi outras pesquisas anteriores até me envolver com a história do bairro. Perdemos muito quando ignoramos a história do nosso lugar, né? Obrigada!

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*