O Centro Histórico do Rio de Janeiro guarda algumas preciosidades sobre uma cidade que está em constante transformação. Um transeunte que eventualmente caminha pela Esplanada no Castelo, e se depara com as avenidas Presidente Antônio Carlos, Presidente Wilson e Graça Aranha, não perceberá que bem ali existiu o Morro do Castelo com cerca de 63 metros de altura, que se estendia por um espaço de quatro mil metros quadrados, e cujos limites eram a avenida Rio Branco e as ruas Santa Luzia, Misericórdia e São José.
Em 1920, a convite do presidente Epitácio Pessoa, o engenheiro Carlos Sampaio assumiu a prefeitura com a missão de preparar a cidade para as comemorações do Primeiro Centenário da Independência que ocorreria em 1922.
Apesar do curto período para tantas intervenções, dos poucos recursos financeiros disponíveis e de uma oposição política implacável, o prefeito realizou obras de grande relevância para a cidade. Coube ao prefeito Carlos Sampaio a façanha de erradicar o morro do Castelo através do uso de escavadeiras e de golpes de jatos d´água.
Desde o século XVI até o seu arrasamento em 1922, o morro, berço inaugural da cidade, recebeu diferentes nomes, como morro do Descanso, de São Tiago, de São Januário, de São Sebastião, e, por fim, Castelo.
Ali foram construídos a igreja de São Sebastião, o colégio dos jesuítas, além da cadeia e a sede do governo. Desde o final século XVIII, argumentava-se que o morro atrapalhava a circulação de ar e causava inúmeras doenças. Além do mais, era considerado um estorvo para a expansão da cidade.
Essa visão sobre o morro do Castelo se arrastou pelo século XIX até 1920, fazendo com que o Castelo de “Colina Sagrada” virasse “Dente Cariado”, pois, era interpretado como a fronteira entre a cidade colonial e a moderna, o que deu origem a uma preocupação de como a cidade seria avaliada pelas autoridades internacionais e pelos investidores estrangeiros, que viriam ao Rio de Janeiro, então Capital Federal, em 1922.
Mas a gestão de Carlos Sampaio não se limitou ao desmonte do Castelo, aliás, se desdobrou para outros lugares da cidade, portanto, envolveu o embelezamento e o saneamento da Lagoa Rodrigo de Freitas, uma região considerada foco de doenças; obras de canalização do rio Maracanã e a construção da avenida com o mesmo nome; a constituição do bairro da Urca; a recuperação da orla de Copacabana e a abertura da Avenida do Contorno do Morro da Viúva, atual Avenida Rui Barbosa, entre outras obras importantes de calçamento, reposição, reparos e conservação.
Assim, no lugar do morro foi organizada a Exposição Comemorativa do Centenário da Independência, que contou com a participação de países estrangeiros e milhares de pessoas. Alguns dos pavilhões construídos para a mostra ainda existem como o Museu da Imagem do Som, a Academia Brasileira de Letras, o Museu Histórico Nacional e o Serviço de Saúde dos Portos.
Com o fim da mostra internacional em 1923, a região foi sendo gradativamente ocupada e no lugar da colina surgiu a Esplanada do Castelo com seus inúmeros edifícios. Em frente à igreja de Nossa Senhora de Bonsucesso encontramos o início da Ladeira da Misericórdia, que foi a principal via de acesso ao morro e a primeira rua calçada da cidade. Apesar de não levar a lugar a algum, é um registro material curioso da história da cidade. Além disso, ainda hoje se comenta sobre os tesouros dos jesuítas escondidos no subsolo do Morro do Castelo, uma lenda urbana que mobiliza o imaginário de muitos cariocas. Não por acaso, a história foi alvo da pena do escritor Lima Barreto num conjunto de reportagens para o jornal Correio da Manhã em 1905.
Para saber um pouco mais sobre o desmonte do Morro do Castelo, nesse momento em que se discute o projeto Reviver Centro, o livro ‘De colina sagrada a dente cariado: A modernidade carioca e o desmonte do Morro do Castelo (1822-1922)’, lança luz sobre a importância da preservação da história do Rio de Janeiro.
RODRIGUES, Antonio Edmilson Martins; CARRIS, Luciene. De colina sagrada a dente cariado: A modernidade carioca e o desmonte do Morro do Castelo (1822-1922). Rio de Janeiro: Ayran, 2024.
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